Frio na barriga, desespero, dores de cabeça, dores de barriga, tremor, ruborização, sensação de que algo muito ruim irá acontecer, pensamentos negativos, sensação de ameaça constante, problemas na alimentação e no sono são alguns dos sintomas da ansiedade, esses sintomas podem levar a longo prazo o individuo a uma depressão.

 

POR QUE ME SINTO ANSIOSO?

A questão talvez nem seja essa, mas sim por que não posso aceitar que as vezes ou quase sempre me sinto ansioso? Sei que este raciocínio pode parecer muito difícil e quase impossível mas ele pode ser o mais coerente. A ansiedade esta muito relacionada ao medo e o medo assim como a raiva já foi nosso maior aliado nos momentos em que precisávamos de defesa. Sim, a ansiedade é uma defesa excessiva, mas afinal do que você tem se defendido?

O mundo hoje nos oferece cada vez mais opções, no trabalho a competição é estimulada pelos gestores, na família o medo de perder ou de ser exposto a coisas negativas é algo aterrorizante, dessa forma nosso organismo se prepara para a luta e então nos tornamos ansiosos.

Não podemos deixar de analisar o fato de que quando um ser humano se sente ameaço sua primeira reação é sair correndo e o nosso corpo se prepara para isso, portando sensações como as que citei acima estão intimamente ligadas as reações de fuga do nosso corpo.

Mas é claro não podemos viver de forma tão primitiva é por isso que médicos e terapeutas estão cada vez mais especializados em áreas como esta.

 

O QUE FAZER COM CRISES DE PÂNICO E ANSIEDADE?

Antes de qualquer coisa não se esqueça que é de extrema importância procurar ajuda, a terapia comportamental pode ser uma ótima ferramenta para você aprender a lidar com ansiedade, além disso pesquisas comprovam que o processo terapêutico comportamental é extremamente funcional em casos de crises de Pânico.

Para você lidar com as crises de pânico é importantíssimo você ter consciência de que este problema mesmo não mata, mesmo produzindo tantas sensações físicas. Observo que para o cliente este fator é o mais complicado para ser aceitado.

Tente observar quais são os gatilhos que geram certas crises ou até mesmo para aqueles que tem uma ansiedade moderada; tente entender quais são os estímulos geradores de ansiedade. Pode ser uma pessoa do trabalho, uma avenida no qual você se obriga atravessar todos os dias ou até mesmo um pensamento de autopunição. Lembre-se pessoas ansiosas tendem a ter pensamentos catastróficos e estes pensamentos são gatilhos para sensações ruins.

Nesses casos o terapeuta irá de maneira funcional analisar cada fator que pode gerar ansiedade e estresse em sua vida, e instruir o paciente de forma estratégica para que o cliente seja hábil com sensações indesejáveis relacionadas a ansiedade.

 

Não se esqueça que a terapia é extremamente importante para casos de ansiedade, buscar ajuda poderá facilitar sua vida e te aproximar, de forma rápida, da tranquila e paz que você deseja.

 

Obrigada

Natacha