O QUE É A ASSERTIVIDADE?

Muitas pessoas ao pensarem sobre assertividade imaginam imediatamente uma verbalização mais rígida e dura, enquanto que a assertividade para nós psicólogos é uma comunicação equilibrada e saudável.

Costumo dizer que é como um caminho com três saídas sendo em um extremo o comportamento agressivo, em outro extremo o comportamento passivo e o caminho do meio será o caminho da assertividade- um caminho mais satisfatório socialmente.

Uma pessoa que se comunica de maneira assertiva, sabe expressar de forma amena e pacífica seus desejos e sabe acima de tudo impor de maneira adequada seus limites. Uma pessoa assertiva também deve respeita os limites dos outros, saber ouvir opiniões divergentes e também opinar, é dessa forma que discussões inteligente podem ocorrer, com respeito e muita expressão de idéias.

COMO É O MUNDO EM RELAÇÃO A ASSERTIVIDADE?

Devemos admitir ser assertivo no mundo de hoje não é uma tarefa fácil, algumas pessoas são extremamente agressivas, outras são egoístas e acreditam que podem falar tudo da forma como querem. Por outro lado, nossa sociedade esta cada vez mais construindo indivíduos solitários e passivos, além de serem constantemente prejudicados pela sua comunicação, os passivos acabam em um caminho de depressão e tristezas.

Crescemos em uma sociedade que julga de forma agressiva aqueles que, mesmo corretos, querem expor idéias e serem respeitados. E é claro, devemos respeitar todas as idéias, as pessoas possuem desejos diferentes, valores e emoções muito diferentes uns dos outros. Eu diria como terapeuta clínica que boa parte das queixas de relacionamentos amorosos estão relacionadas a falha na comunicação e a falta de respeito quanto a opinião do outro. Qual é meu direito? e qual o direito da pessoa que esta falando comigo? Não existe nada a fazer a não ser expressar ideias de forma pacífica, sem ofensas! E ACEITAR que muitas coisas não são como você deseja.

VALE A PENA MESMO?

Eu diria rapidamente que sim!

Uma pessoa agressiva esta sempre se sentindo mal consigo mesma, esta sempre lamentado por ter perdido um amigo, um casamento. Muitas vezes esta pessoa irá afirmar que o melhor comportamento é o que ela emite, mas com o passar do tempo pessoas agressivas tendem a entrar em depressão, pois de fato elas passaram a vida lutando contra opiniões e se distanciando do que era importante para elas.

As pessoas passivas, essas nós temos que ajudar! podem ser pessoas que sofreram no passado, que sentem medo, que não se sentem seguras. Faça elas falarem sobre o que gostam, o que querem, peçam a opinião delas!

Em resumo, a assertividade será sempre uma estratégias de comunicação extremamente funcional, a longo prazo o comportamento assertivo irá produzir mais sensações positivas, como satisfação pessoal, relacionamentos sociais consistentes, confiança entre você e outras pessoas, autoconfiança e sem contar que este comportamento é um exemplo maravilhoso de autoamor e amor ao próximo e este sempre foi e sempre será um caminho de sucesso para a vida!!

Não se esqueça: Este texto não substitui um processo terapêutico, não evite procurar ajuda, um profissional adequado poderá sempre ajudá-lo com qualquer tipo de questão.

 

Obrigada

 

Natacha