Afinal, o que é terapia infantil?

É um processo de evolução e também autoconsciência que crianças e adolescente se propõe a participar, neste processo terapeuta e cliente irão de forma lúdica trabalhar situações difíceis, emoções e conflitos nos quais estão vivendo naquele momento de vida. Para que haja uma evolução no processo terapêutico é necessário que haja vínculo entre terapeuta e cliente, de forma lúdica e amena o terapeuta estabelecerá uma relação social, onde o resultado final será a evolução dos problemas levados pelos pais e filhos ao consultório.

QUAIS AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES QUE ESCUTO NO CONSULTÓRIO?

  • Toda criança tem problemas ou só meu filho?
  • Sou incapaz de cuidar bem dele
  • Estou preocupada, ele precisa saber se relacionar bem com todo mundo.
  • Ele fica com raiva e eu sinto raiva e vontade de bater nele
  • Eu posso dar umas palmadas né?
  • Eu posso proibir ele, impor regras, ou serei muito ruim fazendo isso?
  • Ele pode escolher o que quiser ne?
  • Ele é super bonzinho, não reclama de nada, não fala nunca que alguma coisa esta ruim!

ALERTA VERMELHO PARA TODOS ESSES TÓPICOS ACIMA!

Bem, em outros textos falarei de forma mais minuciosa sobre cada comportamento acima, mas quero dizer que não é positivo uma criança ser extremamente agressiva e muito menos extremamente passiva e silenciosa, isto nos mostra de forma mais precisa que ele esta sofrendo por algo que esta acontecendo com ele se faz necessário identificar e analisar cada situação.

Dar palmadas jamais, ninguém aprende apanhando, aprendemos com conversa ou de forma lúdica, se não funcionar? procure a resposta de que você precisa, se algo não funciona significa que esta nos faltando mais munição para lidar com determinadas situações sendo assim, observe e investigue.

Regras, são importantes sim, vivemos num mundo submerso em regras, precisamos desde pequenos a segui-las, regras sociais, regras escolares, regras de autocuidado- que geraram autoamor e regras de cuidados materiais.

E para encerrar este tópico quero lhe dizer que todas as pessoas tem problemas, inclusive crianças e isso não nos faz pais mais ou menos capazes, somos todos iguais, erramos, acertamos mas acima de tudo procure cria-los com carinho- este item é super funcional, apenas não se esqueça que carinho não é e nunca foi sinônimo de passividade e conivência.

 

 

COMO DETERMINAR SE MEU FILHO NECESSITA DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA?

Não apenas adultos possuem disfunções com origem psicológica, crianças e adolescente precisam cada vez mais de ajuda. Por questões como ansiedade infantil, depressão infantil, hiperatividade, queixas sociais, problemas com familiares, birras, agressividade entre outras queixas, como saber? observe se seu filho esta interagindo de forma satisfatória com os amigos e familiares, escute o que ele tem a dizer, se esta infeliz ou se é muito agressivo. Quando estamos incomodados ou temos problemas diversos temos que procurar ajuda e orientação, não se esqueça A TERAPIA PODE SER UMA MANEIRA ADEQUADA DOS PAIS APRENDEREM A LIDAR COM OS FILHOS.

ORIENTAÇÃO DE PAIS 

Toda terapeuta que se comporta de forma ética irá efetuar duas ou mais sessões por mês com os pais ou familiares, esta é uma estratégia extremamente funcional para a criança e/ou adolescente.

A TERAPIA INFANTIL COMO FONTE DE EVOLUÇÃO PARA PAIS E FILHOS

A psicoterapia poderá ajudar crianças em adolescente que estão sofrendo ou até mesmo orientando pais que se sentem frustrados por não saberem como reagir diante de determinados comportamentos dos filhos, de maneira lúdica e muito empática o terapeuta irá de forma estratégica trabalhar emoções e situações difíceis para a criança que por sua vez não possui ferramentas para lidar com situações tão complexas. Uma das estratégias mais importantes para a terapia infantil é que o cliente será instruído para que ele possa ter independência e saiba a partir daquele momento lidar com situações difíceis de forma que tenha competência em seus comportamentos e relações.

 

Não exite em procurar ajuda em situações pouco ou muito difíceis, um profissional adequado poderá facilitar muitos caminhos conturbados e problemáticos que podem até parecer indissolúveis.

 

Obrigada

 

Natacha